Vindo de uma família que tem nome forte em bebidas, Guilherme Pinheiro até então apostava apenas em energético, com a marca Vulcano Energy Drink, e sucos para crianças. Mas a partir deste ano a sua empresa marca entrada em cervejas especiais, inaugurando fábrica com capacidade para 50 mil litros em Pirenópolis. A previsão é iniciar […]
Vindo de uma família que tem nome forte em bebidas, Guilherme Pinheiro até então apostava apenas em energético, com a marca Vulcano Energy Drink, e sucos para crianças. Mas a partir deste ano a sua empresa marca entrada em cervejas especiais, inaugurando fábrica com capacidade para 50 mil litros em Pirenópolis. A previsão é iniciar as operações em setembro.
Segundo Pinheiro, o planejamento para novos negócios, além da cervejaria ainda sem nome, contempla ampliar a fabricação da marca própria Alegria e Amo Fruta (suco com pedaços de fruta), e também entrar no mercado de néctares e suco integral para o segmento infantil, nicho em que a Sol Bebidas vem se dando bem e inovando nas embalagens. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 3 milhões.
Guilherme trabalhou por um tempo como gerente comercial de uma empresa de bebidas na Paraíba e na Bahia. De volta a Goiânia, pesquisou possibilidades de negócio e viu nas grandes embalagens de energéticos uma oportunidade.
“Antes, energético era bebida consumida em porções menores, em latas, e um produto muito associado à noite, às baladas. Descobrimos uma chance de lançar energético em embalagens de 2 litros. Deu muito certo”, frisa Pinheiro ao EMPREENDER EM GOIÁS, projetando repetir o sucesso da Vulcano Energy Drink nos próximos projetos da empresa.
O segmento de bebidas energéticas continuará sendo o principal negócio da Sol Bebidas. Lançada em 2007, a marca Vulcano começou já em seis Estados, aproveitando da expertise de uma empresa parceira que produziu e distribuiu as primeiras embalagens PET de 2 litros do energético.
Sucos
A marca Alegria, cuja produção gira em torno de 8 milhões de litros/ano, também aparece em embalagens que imitam cachos de uva, uma linha especial com estampas com as carinhas divertidas de aplicativos de celular e personagens de Smurfs – A Vila Perdida. São ações de marketing que exigem fôlego financeiro, em operações de licenciamento que custam de 4% a 10% do faturamento, cifras que o executivo evitar citar.
Ainda na área bebidas de frutas, a Sol Bebidas vai ampliar a produção do Amo Fruta, marca operada em parceria com uma empresa coreana. Hoje, a Amo Fruta é fabricada em dois sabores trazendo pedaços da fruta: uva verde (com 30% de suco) e morango (com 10% de suco). A proposta é ampliar o mix da marca incluindo suco 100% da fruta voltado para crianças.
Empresa evita guerra de preços
Em sua fábrica, localizada em Senador Canedo, a Sol Bebidas produz tanto as bebidas quanto as embalagens de seus produtos (Vulcano Energy Drink, Alegria e Amo Fruta) , com quatro modelos PET e cinco em lata. Com produção de 10 milhões de litros por ano, o Vulcano é vendido praticamente em todo o País (com exceção de Santa Catarina) e tem acordos para venda aos países vizinhos na América do Sul (Paraguai e Chile) e negociações para exportar também para Bolívia, Peru e ilhas caribenhas.
Competindo num mercado bastante pulverizado, Guilherme Pinheiro diz que o Vulcano tem hoje cerca de 6,5% de participação no setor e não briga apenas por preço. “Preço escreve uma página, mas nunca um livro inteiro”, diz o empresário, para informar que a Sol Bebidas tem crescido a uma taxa anual de 7% a 10% desde seu nascimento, com exceção dos últimos dois anos, quando a grave crise econômica brasileira derrubou suas vendas em 10% em 2016. As do ano passado empataram.
A empresa mantém 90 empregados diretos e 1,3 mil vendedores em 60 distribuidores no País. A meta, apenas para o Vulcano Energy Drink agora, diz Pinheiro, que responde pelo marketing e vendas da empresa, é ampliar a participação da bebida no mercado paulista, hoje restrita a algumas cidades do interior do Estado de São Paulo.
Um dos diferenciais do Vulcano é a apresentação do produto em embalagens que atraem o público jovem com campanhas associadas a ícones da cultura pop. Uma das últimas estampas das latinhas trazem os personagens da Liga da Justiça. As campanhas têm edições limitadas. Outra estratégia para ampliar o apelo junto ao consumidor é patrocinar atletas associados ao vigor físico, como o triatleta Santiago Ascenço, goiano de projeção nacional no triatlo.
bacana isso tudo
uma empresario desse porte e sempre e muito bem vindo
na região
e não teria outro lugar mais apropriado que Pirenopolis
pra essa fabrica que ja e um sucesso
welcome
e aqui tbem quero me candidatar e ser um foncionario
dessa empresa aqui