sexta-feira, 19 de abril de 2024
TAC Motors busca FCO para produzir em Goiás

TAC Motors busca FCO para produzir em Goiás

Presidente da montadora TAC Motors, Neimar Braga entrou com pedido de financiamento na Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) para bancar a construção de uma fábrica de veículos em Goianápolis (GO), utilizando recursos do FCO e do FCDO. A fábrica – que chegou ser cotada para o Espírito Santo – terá capacidade para produzir 20.000 […]

27 de dezembro de 2017

Presidente da montadora TAC Motors, Neimar Braga entrou com pedido de financiamento na Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) para bancar a construção de uma fábrica de veículos em Goianápolis (GO), utilizando recursos do FCO e do FCDO. A fábrica – que chegou ser cotada para o Espírito Santo – terá capacidade para produzir 20.000 unidades/ano e deve gerar cerca de 1 mil empregos diretos e indiretos.

“Não mediremos esforços para atrair este investidor com nossas taxas e prazos imbatíveis no mercado”, afirma o diretor da Sudeco, Edmilson Alves, sobre a instalação da TAC em Goiás. “Trará tecnologias e vai gerar novos postos de trabalho, contribuindo com a redução do desemprego na região”, completa.

Com a participação do governo de Santa Catarina, a TAC foi criada em 2004 em Joinville. Em 2012, numa negociação com o governo cearense, transferiu sua fábrica para Sobral onde produz há quatro anos o utilitário off-road Stark 4×4, mas também de uso urbano. O veículo passou recentemente por um processo de aperfeiçoamento, principalmente em itens relacionados à segurança e ao desempenho. Tem motor 2.3 turbo diesel de 127 cv e está mais leve, com pouco mais de 1.600 kg.

No final de 2015 a empresa foi comprada por R$ 190 milhões pela multinacional chinesa Zotye Motors, que decidiu manter o nome TAC e planeja ampliar a produção do utilitário no País. Fundada em 2003 na China, a Zotye fabrica SUVs e veículos leves à combustão e elétricos.

A história desta montadora genuinamente brasileira lembra a de outra, mais consolidada no mercado, a Troller. Fundada por um empresário brasileiro em 1995 no Ceará. Ganhou visibilidade apenas com o jipe T4 turbodiesel, mas também se tornou especialista em veículos especiais ao desenvolver jipe militar, carro-bombeiro e os destinados às operações em minas subterrâneas. Foi adquirida em 2007 pela Ford do Brasil.

Confirmada a fábrica da TAC Motors para Goianápolis, será mais um modelo utilitário (SUV) a ser produzido em Goiás a partir de 2019. Como informado aqui no EMPREENDER EM GOIÁS, quando as linhas de produção da Caoa Chery, em Anápolis (leia mais aqui), e da JAC Motors, em Itumbiara, estiverem em operação, o Estado será um dos maiores fabricantes de SUVs (utilitários esportivos) do Brasil, segmento responsável por 20% das vendas de veículos no mercado nacional. Somada à produção da Caoa Hyundai, Mitsubishi e Suzuki Veículos, quase 15 modelos serão oferecidos ao mercado brasileiro.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.