quarta-feira, 24 de abril de 2024
Flávio’s vende 2 milhões de pares de calçados por ano

Flávio’s vende 2 milhões de pares de calçados por ano

Próxima de completar 40 anos, a Flávio’s Calçados e Esportes está em processo de renovação e expansão. A empresa, que detém cerca de 40% de market share do setor em Goiás, investe na profissionalização do negócio e na implantação de governança corporativa. Nascida em Goiânia, a empresa de Florêncio Henrique de Rezende possui hoje 21 […]

21 de novembro de 2017

Próxima de completar 40 anos, a Flávio’s Calçados e Esportes está em processo de renovação e expansão. A empresa, que detém cerca de 40% de market share do setor em Goiás, investe na profissionalização do negócio e na implantação de governança corporativa. Nascida em Goiânia, a empresa de Florêncio Henrique de Rezende possui hoje 21 lojas, sendo dez na capital, quatro em Aparecida de Goiânia, três em Rio Verde, duas em Anápolis e uma em Senador Canedo e Trindade. Por ano vende cerca de 2 milhões de pares de calçados de aproximadamente 400 marcas, sendo seis marcas próprias entre sapatos femininos, masculino e infantis, com produção em parceria com indústrias. O público principal é apontado como pertencentes das classes econômicas B e C.

Florêncio Rezende: “O que faz diferença é a capacidade de adaptação e de se atualizar”

“Somos líderes em Goiás no setor calçadista”, afirma o empresário Florêncio Rezende ao EMPREENDER EM GOIÁS, ao lembrar que a sua rede de calçados é a mais lembrada há 19 anos pelo consumidor goiano, conforme pesquisa do Pop List (jornal O POPULAR). Um dos projetos da nova fase é adotar um plano plurianual, planejando as ações da rede por um período de pelo menos cinco anos. O foco será consolidar a rede no território goiano, em cidades que comportam a loja. “Outros Estados são sempre outra possibilidade. Mas tem outras cidades no interior para ocuparmos espaço por nossa marca ser muito conhecida em Goiás”, diz. O número de novas unidades e os locais que as receberão serão definidos no plano plurianual.

A empresa que começou em 1978, ainda como banca no Mercado da Vila Nova com dois atendentes – a mãe do empresário e um funcionário -, hoje conta com 750 colaboradores.

Em relação às expectativas para o próximo ano, Florêncio Rezende diz que a economia aparentemente está se descolando da crise política e a indústria e o varejo iniciam uma retomada. “Mas o que faz diferença é a capacidade de adaptação e de se atualizar dentro do contexto, tanto digital, quanto da economia atual, de altos e baixos A empresa está focada nessa capacidade de se adaptar, criar novas formas de comercializar, novas estruturas, e de usar esse mundo digital para atender melhor e mais rápido”, afirma.

As mudanças na Flávio´s são contínuas. Entre elas, o empresário cita a influência das redes sociais. “Elas revolucionaram”, diz. Como impacto no seu negócio, cita que o consumidor tem ficado mais consciente e exigente e o vendedor tem de estar melhor preparado. A empresa não possui e-commerce, mas busca se inserir nas redes sociais. “Vamos ampliar nossos investimentos em mídias sociais”, afirma.

Expansão
Natural de Itumbiara (GO), Florêncio Rezende mudou com a família para Goiânia aos 15 anos, quando foram morar na Rua Campinas. O pai tinha uma banca de frutas e verduras no mercado daquele bairro, onde Rezende passou a ajudá-lo. Aos 16 anos, teve sua própria banca. Em seguida, montou uma mercearia, que não deu certo, e, depois, uma lanchonete. Aos 24 anos comprou uma banca de calçados no Mercado da Vila Nova com os recursos que conseguiu poupar nos anos anteriores e mais o dinheiro da venda de um Fusca que possuía na época. Batizou de Sílvia Calçados. Três anos depois abriu sua primeira loja, de 45 metros quadrados, na Vila Nova, que ganhou o nome da primeira filha: Fernanda. Na época, Florêncio Rezende deixou o curso de engenharia civil para se dedicar ao negócio.

Em 1984, construiu o prédio daquela que viria ser a primeira loja batizada de Flávio’s Calçados e Esportes (nome do seu segundo filho), também na Vila Nova. Florêncio Rezende lembra do período difícil por causa do Plano Cruzado, que levou o País a uma recessão econômica. Dez anos depois, após reconstruir um prédio que havia pertencido A Evolução Calçados, no Centro, a Flávio’s abriu sua terceira loja. Em 2000 inaugurou a primeira em um shopping na capital. Hoje a rede Flávio´s Calçados está presente com grande estrutura em todos os shoppings center de Goiânia, Aparecida e Anápolis, além de lojas (geralmente mais de uma em cada cidade) em Senador Canedo, Rio Verde e Trindade.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.