sexta-feira, 19 de abril de 2024
Receita para o sucesso? Não existe

Receita para o sucesso? Não existe

O empreendedorismo é a força que impulsiona o desenvolvimento, gera empregos, renda e proporciona condições para que as pessoas possam realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos. O grande desafio é empreender com sucesso. No Brasil, de acordo com o IBGE, seis em cada dez empresas fecham as portas antes de completarem cinco anos de […]

29 de maio de 2017

O empreendedorismo é a força que impulsiona o desenvolvimento, gera empregos, renda e proporciona condições para que as pessoas possam realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos.

O grande desafio é empreender com sucesso. No Brasil, de acordo com o IBGE, seis em cada dez empresas fecham as portas antes de completarem cinco anos de funcionamento. Não existe uma receita que garanta que um negócio terá sucesso, mas há uma série de procedimentos e ferramentas de gestão que podem ajudar a evitar falhas que muitas vezes causam o fracasso de um empreendimento. Também pode contribuir para que o empreendedor aproveite melhor as oportunidades do mercado.

É sobre o que o empreendedor pode fazer para evitar erros, gerenciar riscos e aproveitar melhor as potencialidades do mercado que falaremos aqui no portal EMPREENDER EM GOIÁS, respondendo às suas dúvidas sobre planejamento, implementação e gestão de negócios, entre outros temas.

Processo de empreender

A primeira avaliação que um empreendedor deve fazer antes de decidir por abrir sua empresa é se está realmente disposto. Abrir um negócio, na maioria das vezes, exige esforço pessoal grande. É preciso estar preparado para, se necessário, dedicar grande parte do seu tempo ao novo negócio. Principalmente no início, nas fases de planejamento e implementação, quando pode ser necessário sacrificar mais do tempo de lazer e para se dedicar mais ao trabalho.

Por outro lado, abrir um negócio próprio, quando bem-sucedido, pode proporcionar realização pessoal e profissional, independência, crescimento financeiro e ampliação dos círculos sociais. Bom demais, não é mesmo?

Se a decisão de empreender está alinhada com seus objetivos de vida, se tem real sentido para você, o próximo passo é identificar uma oportunidade de negócio.

Não existe uma fórmula mágica para identificar as oportunidades de negócio. Comece observando se há problemas não resolvidos, necessidades não atendidas ou atendidas de maneira insuficiente no mercado que pretende atuar ou até mesmo na sua vida cotidiana.

Procure responder perguntas como: você pode criar algo novo, que vá atender alguma necessidade de mercado? Você pode fornecer algum produto ou serviço, melhor e ou mais barato do que já estão oferecendo no mercado? Você poderia utilizar os conhecimentos que já dispõe (formação acadêmica, experiência profissional, etc) para iniciar um negócio?

Visitas às feiras e exposições de empreendedorismo e franchising podem contribuir para formulação de ideias. Busque informações também em provedores de informações sobre empreendedorismo como revistas, sites, programas de tv, etc. O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem este objetivo. Acompanhe as novidades do mercado goiano por aqui.

Identificada a ideia de negócio, o próximo passo é avaliar se realmente é uma oportunidade.

Precisa agora buscar informações preliminares parar responder perguntas como: Para quem vou vender? Qual é o tamanho deste mercado? Quem são os concorrentes? Quem serão meus fornecedores? Há espaço no mercado para uma nova empresa? Quais seriam meus diferenciais competitivos? Qual é o investimento inicial necessário? Quais serão os principais custos? Vou precisar contratar colaboradores e para quais funções? Qual o prazo de retorno do investimento? Qual é o faturamento projetado? Qual seria a margem de lucro?

Para ter estas respostas elabore um modelo de negócio. Você pode usar ferramentas como o business model canvas, por exemplo (vamos falar mais disto em breve). Em seguida, é fundamental fazer um bom plano de negócios que, bem elaborado, vai possibilitar série de análises essenciais para a implementação da sua empresa.

Quem disse que é fácil empreender? Mas quem disse ser impossível?

Não há segredo. É observação, planejamento, foco, dedicação e persistência.

Vamos lhe ajudar nesta cruzada.

Joe Weider é diretor de Operações da Brainstorming Consultoria (www.brainstorming.com.br) e coordenador do MBA em Empreendedorismo e Inovação do IPOG.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

One thought on “Receita para o sucesso? Não existe”

  1. Excelente artigo! Já visitei o teu blog
    antes, entretanto esta é a primeira vez que deixo um comentário.
    Inseri seu blog nos favoritos para não perder os próximos artigos.

    Um abraço e sucesso!