sábado, 20 de abril de 2024
Meta: reduzir a burocracia

Meta: reduzir a burocracia

Decidir abrir um negócio nunca foi algo simples. Além de colocar em risco o capital necessário, as barreiras burocráticas demandavam tempo, custos e muita paciência, desencorajando o empresário. Hoje, graças à sinergia construída em Goiás entre o setor produtivo, através do Fórum de Entidades Empresariais e o governo estadual, o ambiente para o empreendedor tem […]

30 de abril de 2017

Decidir abrir um negócio nunca foi algo simples. Além de colocar em risco o capital necessário, as barreiras burocráticas demandavam tempo, custos e muita paciência, desencorajando o empresário. Hoje, graças à sinergia construída em Goiás entre o setor produtivo, através do Fórum de Entidades Empresariais e o governo estadual, o ambiente para o empreendedor tem melhorado a olhos vistos, ou melhor, na velocidade dos bits. O investimento em inovações tem permitido o desenvolvimento de novas tecnologias e processos, possibilitando a redução drástica no tempo de tramitação dos registros empresariais.

O princípio que norteia esta mudança é que o Estado tem de acompanhar a evolução dos mercados e se modernizar para que os serviços oferecidos sejam ágeis e facilitem a decisão dos investidores. Neste aspecto, o que o mercado exige é a simplificação dos processos, para que o ambiente de negócios seja mais favorável ao empreendedorismo.

Diante deste cenário, a Junta Comercial de Goiás tem trabalhado com novos conceitos na oferta de seus serviços de registro empresarial, seja no atendimento presencial, com a modernização e ampliação dos procedimentos para abertura de empresas em um mesmo local físico, o já conhecido Vapt Vupt Empresarial; seja no lançamento de uma nova plataforma virtual de atendimento, o Portal do Empreendedor Goiano. Trouxemos para o Vapt Vupt Empresarial também os serviços de licenciamento ambiental e sanitário. Estes eram os únicos que faltavam para que todo o processo de abertura de empresas fosse concentrado na mesma unidade.

A ideia é que o empreendedor economize tempo e dinheiro, conseguindo em um só local, todas as autorizações necessárias para que sua empresa possa entrar em funcionamento. A nova frente de melhoria é pela via digital. O Portal do Empreendedor Goiano reúne todos esses órgãos num mesmo site. O empresário tem agora a alternativa de fazer a entrada única de toda documentação de forma digital, assinar com seu certificado digital e acompanhar a tramitação pelos órgãos integrados através de uma única tela, checando quais foram deferidos, se houve alguma exigência a mais em algum órgão ou se estão sem andamento. Tudo isso, no conforto de sua casa ou escritório, ou de qualquer lugar do mundo.

A expectativa é de termos uma redução no tempo do ciclo completo, para as empresas de baixo risco, dos atuais, 180 dias em média para todos os órgãos, para até 2 dias. A notícia boa é que o portal já esta disponível aos empreendedores goianos no endereço www.portaldoempreendedorgoiano.go.gov.br, e já estamos integrados tanto com a Receita Federal quanto com a Sefaz de Goiás, e trabalhando na integração do Corpo de Bombeiros, Licenciamento Ambiental e Sanitário, além de estarmos recebendo a adesão de várias prefeituras goianas que poderão também oferecer seus serviços via portal.

O empresário que atua em atividades de baixo risco (95% dos casos) receberá ao final do ciclo de tramitação todas as inscrições, documentos e licenças necessárias para iniciar seu negócio totalmente legalizado e de uma só vez, permitindo inclusive maior agilidade na concessão das licenças para atividades de maior complexidade e risco. Agora somos uma Junta Digital e tudo isso só foi possível porque pudemos contar com a parceria dos empresários, contabilistas, Sebrae, vogais e servidores públicos, além da harmonia com o setor produtivo e uma relação republicana entre os entes governamentais. Acreditamos que ao disponibilizar essas modernas vias de acesso aos nossos serviços, estamos contribuindo para o avanço da nossa competitividade e tornando o ambiente de negócios mais simples para o empreendedor em Goiás.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

2 thoughts on “Meta: reduzir a burocracia”

  1. Gatas Privê disse:

    Não conhecia ainda seu blog, vim aqui hoje de manhã e achei muito lítico a
    forma que você escreve.

  2. Elyse disse:

    Achei muito legal a sua forma de expressar. Gostei de tudo em seu website.