sábado, 20 de abril de 2024
O que fazer para alcançar sucesso ao empreender

O que fazer para alcançar sucesso ao empreender

Há quem afirme que a vocação para empreender é um dom. Já alguns acreditam que a capacidade de gerir o próprio negócio pode ser adquirida aos poucos. Um diagnóstico é consensual entre os empresários de todos os ramos: fazer a diferença, definitivamente, é a principal meta a ser atingida por qualquer empreendedor. Com foco no […]

25 de fevereiro de 2019


Há quem afirme que a vocação para empreender é um dom. Já alguns acreditam que a capacidade de gerir o próprio negócio pode ser adquirida aos poucos. Um diagnóstico é consensual entre os empresários de todos os ramos: fazer a diferença, definitivamente, é a principal meta a ser atingida por qualquer empreendedor.

Com foco no estímulo ao empreendedorismo e no desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, o Sebrae oferece soluções que ajudam a melhoria do desempenho empresarial e a ampliação da visão de oportunidades dos novos empresários.

Empreender é solucionar problemas, e com o advento da tecnologia, as necessidades e demandas pessoais cresceram e, consequentemente, novas soluções surgiram. E em cenários de recessão ou indefinição econômica, montar o próprio negócio pode ser uma alternativa para fugir do desemprego ou para atingir uma rentabilidade mais atrativa.

Dicas importantes



1 – Busca de oportunidade e alternativas
Empreender é buscar oportunidades e solucionar problemas que atendam as necessidades das pessoas. Diante de tantas adversidades e momentos de turbulência econômica, é possível encontrar alternativas viáveis para montar o próprio negócio e garantir uma renda que supra as necessidades do empresário.


 

 

2 – Persistência
A Persistência é um fator chave para o sucesso. Transforme as boas intenções em ações. Faça um plano de negócios e ofereça soluções novas para problemas específicos.


 

 

3 – Correr riscos calculados
É necessário fazer uma análise de mercado para adentrar o mercado explicitando uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. É preciso estudar os cenários possíveis e mensurar os riscos da empresa diante dos cenários de incertezas.


4 – Exigência de qualidade e eficiência
A empresa deve atuar com uma equipe diversificada e dinâmica que seja qualificada para operar todos os setores. Atender à necessidade do cliente com pontualidade e eficiência é um diferencial vital para consolidar sua marca.


5 – Comprometimento
O comprometimento é uma característica vital para quem pretende empreender. Lidar com responsabilidades e assumir riscos são ações recorrentes na vida de um empresário. É preciso se doar até alcançar o objetivo proposto.


6 – Busca de informações
Absorver informações e novas ferramentas e processos disponíveis no mercado podem ser definitivos para o sucesso de um empreendimento. Seja curioso e corra atrás de mecanismos que alavanquem sua marca.


7 – Estabelecimento de metas
Estabelecer metas é o melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e dos passos a serem percorridos.


8 – Planejamento e monitoramento sistemáticos
É necessário monitorar a eficácia das estratégias adotadas no empreendimento, através do planejamento, divisão de tarefas e definição de prazos.


9 – Persuasão e rede de contatos
É fundamental que a empresa acompanhe as necessidades do consumidor, assim como as mudanças e formas de comportamentos e desejos. Dessa forma, a empresa consegue planejar um método de persuasão junto ao público-alvo.


10 – Independência e autoconfiança
Uma característica comum entre grandes empreendedores é o poder de identificar o potencial de oportunidades. A dedicação e autoconfiança contribuem para que esses empresários consigam chegar ao objetivo proposta. Concentração e conhecimento próprio sobre suas forças e fraquezas ajudam na tomada de decisões.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.