Há quem afirme que a vocação para empreender é um dom. Já alguns acreditam que a capacidade de gerir o próprio negócio pode ser adquirida aos poucos. Um diagnóstico é consensual entre os empresários de todos os ramos: fazer a diferença, definitivamente, é a principal meta a ser atingida por qualquer empreendedor.

Com foco no estímulo ao empreendedorismo e no desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, o Sebrae oferece soluções que desenvolvem a melhoria do desempenho empresarial e a ampliação da visão de oportunidades dos novos empresários. Entre as consultorias disponíveis na entidade, que abrange dez temáticas empresariais, o Empretec se destaca por aplicar uma metodologia das Organizações das Nações Unidas (ONU), que busca desenvolver características do comportamento empreendedor  e ajuda a identificar novas oportunidades de negócios.

Empreender é solucionar problemas, e com o advento da tecnologia, as necessidades e demandas pessoais cresceram e, consequentemente, novas soluções surgiram. E em um cenário de recessão econômica, como o vivenciado pelo Brasil nos últimos anos, montar o próprio negócio pode ser uma alternativa para fugir do desemprego ou para atingir uma rentabilidade mais atrativa.

É o caso do empresário Marcondes Mendonça que, após concluir a graduação, não estava satisfeito com a função de analista processual. Infeliz com a remuneração, o jovem optou por se aprofundar nas temáticas que envolvem processos de consultorias ambientais no município de Rio Verde. Depois de identificar  insatisfação generalizada dos contribuintes com os serviços disponíveis no mercado, Marcondes decidiu empreender e criou a Mendonça Ambiental.

A empresa atua no desenvolvimento de projetos e estudos de engenharia, com o propósito de suprir as exigências dos órgãos públicos competentes, Marcondes  iniciou o negócio buscando maior autonomia de decisões e independência financeira. Ele começou a frequentar cursos gratuitos oferecidos pelo Sebrae e, em 2015, foi apresentado ao Seminário Empretec.

Para ele, o seminário desmistificou certezas e mostrou que, quando o assunto é empreendedorismo, é sempre possível aprender um pouco mais. “Doeu bastante ouvir as verdades que ouvi naqueles dias, mas elas me trouxeram a plena convicção do caminho do sucesso a seguir. Foi durante o evento que entendi o que queria e que só dependia de mim e do meu esforço para  alcançar os meus sonhos”, conta o empresário. Confira abaixo as orientações para empreender.

Dicas importantes


1) Busca de oportunidade e alternativas

Empreender é buscar oportunidades e solucionar problemas que atendam as necessidades das pessoas. Diante de tantas adversidades e momentos de turbulência econômica, é possível encontrar alternativas viáveis para montar o próprio negócio e garantir uma renda que supra as necessidades do empresário.


2) Persistência

A persistência é um fator chave para o sucesso. Transforme as boas intenções em ações. Faça um plano de negócios e ofereça soluções novas para problemas específicos.


3) Correr riscos calculados

É necessário fazer uma análise de mercado para adentrar o mercado, explicitando uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. É preciso estudar os cenários possíveis e mensurar os riscos da empresa diante dos cenários de incertezas.


4) Exigência de qualidade e eficiência

A empresa deve atuar com uma equipe diversificada e dinâmica que seja qualificada para operar todos os setores. Atender à necessidade do cliente com pontualidade e eficiência é um diferencial vital para consolidar sua marca.


5) Comprometimento

O comprometimento é uma característica vital para quem pretende empreender. Lidar com responsabilidades e assumir riscos são ações recorrentes na vida de um empresário. É preciso se doar até alcançar o objetivo proposto.


6) Busca de informações

Absorver informações, novas ferramentas e processos disponíveis no mercado podem ser definitivos para o sucesso de um empreendimento. Seja curioso e corra atrás de mecanismos que alavanquem sua marca.


7) Estabelecimento de metas

Estabelecer metas é o melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e dos passos a serem percorridos.


8) Planejamento e monitoramento sistemáticos

É necessário monitorar a eficácia das estratégias adotadas no empreendimento, através do planejamento, divisão de tarefas e definição de prazos


9) Persuasão e rede de contatos

É fundamental que a empresa acompanhe as necessidades do consumidor, assim como as mudanças e formas de comportamentos e desejos. Dessa forma, a empresa consegue planejar um método de persuasão junto ao público-alvo.


10) Independência e autoconfiança

Uma característica comum entre grandes empreendedores é o poder de identificar o potencial de oportunidades. A dedicação e autoconfiança contribuem para que esses empresários consigam chegar ao objetivo proposta. Concentração e conhecimento próprio sobre suas forças e fraquezas ajudam na tomada de decisões.


Deixe seu comentário