sexta-feira, 19 de abril de 2024
Fast Açaí inicia operações na África e quer chegar à Europa

Fast Açaí inicia operações na África e quer chegar à Europa

Exatamente dois anos após abrir uma unidade em Orlando, no Estados Unidos, e um ano depois de anunciar, com exclusividade ao EMPREENDER EM GOIÁS, os planos de expansão no mercado internacional, a Fast Açaí inaugurou oficialmente sua primeira loja em Luanda, capital da Angola. Localizada em Talatona, um dos bairros mais valorizados da cidade, a […]

16 de junho de 2018

Primeira unidade Fast Açaí em Luanda, capital de Angola, na África

Exatamente dois anos após abrir uma unidade em Orlando, no Estados Unidos, e um ano depois de anunciar, com exclusividade ao EMPREENDER EM GOIÁS, os planos de expansão no mercado internacional, a Fast Açaí inaugurou oficialmente sua primeira loja em Luanda, capital da Angola. Localizada em Talatona, um dos bairros mais valorizados da cidade, a loja foi construída nos moldes da loja conceito inaugurada recentemente em Goiânia. Em breve, serão abertas mais duas na cidade, que tem 6,5 milhões de habitantes.

Mas a expansão internacional da franquia goiana especializada no setor de healthy fast food não vai parar por aí. Até 2010, a meta é alcançar outros países do continente africano. A empresa também já está em negociação com empresários de Portugal e da Espanha, bem como com interessados em outros países das Américas.

Novo produto

A Fast Açaí também escolheu Angola como o país da África para lançar, em breve, um novo produto desenvolvido pela empresa: o açaí congelado e pronto para o consumo, que deverá ser comercializado em supermercados. A previsão é de que, até o início de 2019, o produto comece a ser oferecido no comércio varejista angolano. A entrada desse novo item no mercado africano será feita em parceria com a B4U, que trabalha com investimentos e participações no continente africano, criada pelos empresários brasileiros Jefferson Barbosa e Hudson Alves.

Frederico Junqueira, um dos diretores da rede de franquias, explica que a atuação no varejo é resultado de uma pesquisa feita no mercado internacional. “Quando inauguramos nossa primeira unidade no exterior, em julho de 2016, nós começamos a analisar o comportamento do mercado e vimos que fora do Brasil a cultura do consumo varejista é muito grande. Além de pulverizar o produto, possibilitando o consumo em casa, é também uma estratégia para pulverizar a marca, o que valoriza também as lojas”, observa.

Expansão

De acordo com Odilon Moura, gerente de franquias nacional e internacional da rede, a ideia de trazer o açaí para a África surgiu devido a grande demanda no mercado internacional pelo açaí, considerado por muitos uma superfruta que oferece vários benefícios à saúde do organismo. “O açaí, muito consumido nos Estados Unidos e países da Europa, já está entre as principais commodities do Brasil. Então, decidimos inovar aqui também”, disse empresário brasileiro Jefferson Barbosa, 41 anos, que mora em Angola há mais de 10 anos e é um dos sócios franqueados responsáveis pela nova loja em Luanda.

Há cinco anos, ele conheceu o sócio Hudson Alves, 35 anos, outro brasileiro que também vive em Angola e tem quatro franquias da Fast no Brasil. Desde então os dois vem trabalhando em parceria para concretizar esse projeto de levar o açaí para terras africanas.

Atualmente, a rede possui mais de 150 unidades espalhadas em 13 Estados brasileiros, mais o Distrito Federal. O crescimento levou a Fast Açaí a ser listada em um ranking feito pela Fundação Dom Cabral que identifica as franquias nacionais que mais estão exportando seus produtos. A propósito, todos os projetos de expansão internacional da marca têm o apoio do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), do governo federal, criado em 2009 para incrementar a competitividade e promover exportação das empresas de micro, pequeno e médio porte.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

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