Alair Júnior e Júlio César: Jaicar tem mais de 100 mil itens registrados em seu catálogo e é a maior varejista de autopeças em Goiás e no Centro-Oeste

O sonho de deixar de ser empregado para ser patrão tornou-se realidade para Júlio César Naves e Alair Carlos de Araújo Júnior. Os dois são proprietários da Jaicar Auto Peças, a maior varejista do segmento no Estado de Goiás e no Centro-Oeste, com mais de 100 mil itens registrados em seu catálogo. A empresa está presente em cinco cidades – Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo e Inhumas -, conta com 370 colaboradores e é referência no Great Place Work, que premia as melhores empresas para trabalhar, por dois anos seguidos.

Mas tem planos de crescer ainda mais. O projeto de expansão da Jaicar inclui a abertura, até 2019, de mais duas unidades em Goiânia, em áreas adquiridas no Setor Pedro Ludovico e no Setor Universitário, e outras três ainda a definir. Além disso, vai aumentar a área e dobrar a capacidade de estocagem do Centro de Distribuição, localizado na Perimetral Norte.

Atentos às mudanças tecnológicas, os proprietários da Jaicar preparam para este ano a implantação de um modelo mais moderno de gestão telefônica, com implantação de programas computadorizados apropriados para proporcionar maior conhecimento e controle dos processos do telemarketing. Também estão sendo desenvolvidas novas plataformas de e-commerce, além de buscar maior presença nas redes sociais.

Os empresários resumem a fórmula do sucesso da Jaicar em atendimento personalizado aos clientes, que são recebidos com tapete vermelho, comercializar produtos de primeira linha, ter processos administrativos e comerciais bem delineados e gestão adequada de pessoas.

Empreendedorismo

Esta história de sucesso começou a se concretizar em 18 de fevereiro de 1992, quando os dois empresários adquiriram uma loja, que funcionava em uma pequena sala de 30 metros na Avenida Dom Emanuel, no Setor Rodoviário. Os dois empresários, que são cunhados, vieram de Corumbaíba, na Região Sudeste de Goiás, na década de 1970.

Júlio César começou como entregador e logo passou a ser vendedor em uma loja de autopeças, depois de uma rápida experiência em uma oficina mecânica de um primo. Alair Júnior, por sua vez, foi funcionário extinto Banco Real, da petrolífera Shell e também atuou como representante comercial. Quando ainda era vendedor na loja de autopeças, Júlio César alimentava o sonho de ter o seu próprio negócio. Nesta época, percebeu que o segmento era rentável e bastante promissor.

Aprendeu que aqueles que se preocupavam em realizar um bom atendimento e fazer as entregas com rapidez poderiam ter êxito. Depois de casar-se, começou a adquirir peças de veículos e armazenar em um dos cômodos do apartamento em que morava, utilizando o que conomizava do salário.

Quando viu a possibilidade de montar a sua própria empresa, ouviu uma proposta do patrão para que adquirisse uma de suas lojas. Juntou-se com Alair Júnior para comprar a empresa. “Percebemos que seria mais fácil adquirir a loja que já estava estabelecida, com prateleiras, estoque e telefone”, afirmou. Fechado o negócio, começou a trabalhar.

Guinada

Em 1995, a Jaicar Auto Peças passou por uma reestruturação financeira e administrativa, que foi o passo decisivo para dar início ao crescimento e consolidação no mercado. Em 2002, a Jaicar adquiriu o terreno em frente ao imóvel em que funcionava e construiu a atual sede, já com 15 colaboradores. Depois disso, em sete anos, se estruturou para expandir. “Aumentamos a clientela, crescemos e melhoramos o atendimento e a entrega”, afirma Alair Júnior, lembrando-se de que nesta época a empresa vislumbrou a necessidade de expandir a sua atuação.

O primeiro passo para a expansão, em 2012, foi a reestilização da loja, que passou a ter atendimento diferenciado, em ambiente climatizado, com distribuição de senhas de atendimento. A Jaicar já contava com 80 colaboradores. “Logo na entrada, o cliente é atendido por uma recepcionista, em ambiente climatizado”, conta Alair Júnior. As lojas contam com wi-fi livre, carregador de celular, lanchonete e banheiros.

A empresa também investiu com sucesso em telemarketing, que hoje responde por 60% das vendas. O plano de expansão da Jaicar deu grande salto em 2013, com a aquisição de um centro de distribuição na Avenida Perimetral Norte. Em 2014, foi aberta a primeira filial, no Setor Garavelo, em Aparecida de Goiânia. Daí para frente não parou de crescer.

“Sempre trabalhamos com recursos próprios e nos instalamos em imóveis próprios. Isso dá credibilidade no mercado”, orgulha-se Júlio César. A empresa tem como estratégia comprar e vender produtos de qualidade, garantindo segurança aos consumidores. “Aqui, sempre resolvemos, em primeiro lugar, o problema dos nossos clientes, por isso privilegiamos fazer parceria com marcas fortes. Só trabalhamos com peças de primeira linha e com garantia”, afirma.

Alair Júnior ressalta que a gestão de pessoas da empresa é feita de modo a possibilitar o melhor rendimento dos colaboradores. Oferecemos planos de saúde e odontológico, atendimento psicológico personalizado, seguro de vida e outros benefícios. Também priorizamos a meritocracia. Quanto maior o rendimento, maior o reconhecimento”, frisa.


Deixe seu comentário

4 comments

  1. Thiago Responder

    Melhor do centro oeste nao, melhor do Brasil*

  2. Bruno Sirqueira da Silva Responder

    Com certeza em pouco tempo vai ser a maior do Brasil, se já não for neh!

  3. Julio Cezar José de Oliveira Responder

    Melhor alto peças de Goiás só falta poder fazer compras online.

  4. Bruno Responder

    Com certeza muito breve a maior do Brasil, se já não for… PARABÉNS JAICAR AUTO PEÇAS.