quinta-feira, 25 de abril de 2024
Embalada pela Vulcano, Sol Bebidas vai produzir cerveja em Pirenópolis

Embalada pela Vulcano, Sol Bebidas vai produzir cerveja em Pirenópolis

Vindo de uma família que tem nome forte em bebidas, Guilherme Pinheiro até então apostava apenas em energético, com a marca Vulcano Energy Drink, e sucos para crianças. Mas a partir deste ano a sua empresa marca entrada em cervejas especiais, inaugurando fábrica com capacidade para 50 mil litros em Pirenópolis. A previsão é iniciar […]

14 de fevereiro de 2018

Guilherme Pinheiro, da Sol Bebidas: “Preço escreve uma página, mas nunca um livro inteiro”

Vindo de uma família que tem nome forte em bebidas, Guilherme Pinheiro até então apostava apenas em energético, com a marca Vulcano Energy Drink, e sucos para crianças. Mas a partir deste ano a sua empresa marca entrada em cervejas especiais, inaugurando fábrica com capacidade para 50 mil litros em Pirenópolis. A previsão é iniciar as operações em setembro.

Segundo Pinheiro, o planejamento para novos negócios, além da cervejaria ainda sem nome, contempla ampliar a fabricação da marca própria Alegria e Amo Fruta (suco com pedaços de fruta), e também entrar no mercado de néctares e suco integral para o segmento infantil, nicho em que a Sol Bebidas vem se dando bem e inovando nas embalagens. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 3 milhões.

Guilherme trabalhou por um tempo como gerente comercial de uma empresa de bebidas na Paraíba e na Bahia. De volta a Goiânia, pesquisou possibilidades de negócio e viu nas grandes embalagens de energéticos uma oportunidade.

“Antes, energético era bebida consumida em porções menores, em latas, e um produto muito associado à noite, às baladas. Descobrimos uma chance de lançar energético em embalagens de 2 litros. Deu muito certo”, frisa Pinheiro ao EMPREENDER EM GOIÁS, projetando repetir o sucesso da Vulcano Energy Drink nos próximos projetos da empresa.

O segmento de bebidas energéticas continuará sendo o principal negócio da Sol Bebidas. Lançada em 2007, a marca Vulcano começou já em seis Estados, aproveitando da expertise de uma empresa parceira que produziu e distribuiu as primeiras embalagens PET de 2 litros do energético.

Sucos
A marca Alegria, cuja produção gira em torno de 8 milhões de litros/ano, também aparece em embalagens que imitam cachos de uva, uma linha especial com estampas com as carinhas divertidas de aplicativos de celular e personagens de Smurfs – A Vila Perdida. São ações de marketing que exigem fôlego financeiro, em operações de licenciamento que custam de 4% a 10% do faturamento, cifras que o executivo evitar citar.

Ainda na área bebidas de frutas, a Sol Bebidas vai ampliar a produção do Amo Fruta, marca operada em parceria com uma empresa coreana. Hoje, a Amo Fruta é fabricada em dois sabores trazendo pedaços da fruta: uva verde (com 30% de suco) e morango (com 10% de suco). A proposta é ampliar o mix da marca incluindo suco 100% da fruta voltado para crianças.

 

Empresa evita guerra de preços

Em sua fábrica, localizada em Senador Canedo, a Sol Bebidas produz tanto as bebidas quanto as embalagens de seus produtos (Vulcano Energy Drink, Alegria e Amo Fruta) , com quatro modelos PET e cinco em lata. Com produção de 10 milhões de litros por ano, o Vulcano é vendido praticamente em todo o País (com exceção de Santa Catarina) e tem acordos para venda aos países vizinhos na América do Sul (Paraguai e Chile) e negociações para exportar também para Bolívia, Peru e ilhas caribenhas.

Competindo num mercado bastante pulverizado, Guilherme Pinheiro diz que o Vulcano tem hoje cerca de 6,5% de participação no setor e não briga apenas por preço. “Preço escreve uma página, mas nunca um livro inteiro”, diz o empresário, para informar que a Sol Bebidas tem crescido a uma taxa anual de 7% a 10% desde seu nascimento, com exceção dos últimos dois anos, quando a grave crise econômica brasileira derrubou suas vendas em 10% em 2016. As do ano passado empataram.

A empresa mantém 90 empregados diretos e 1,3 mil vendedores em 60 distribuidores no País. A meta, apenas para o Vulcano Energy Drink agora, diz Pinheiro, que responde pelo marketing e vendas da empresa, é ampliar a participação da bebida no mercado paulista, hoje restrita a algumas cidades do interior do Estado de São Paulo.

Um dos diferenciais do Vulcano é a apresentação do produto em embalagens que atraem o público jovem com campanhas associadas a ícones da cultura pop. Uma das últimas estampas das latinhas trazem os personagens da Liga da Justiça. As campanhas têm edições limitadas. Outra estratégia para ampliar o apelo junto ao consumidor é patrocinar atletas associados ao vigor físico, como o triatleta Santiago Ascenço, goiano de projeção nacional no triatlo.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

One thought on “Embalada pela Vulcano, Sol Bebidas vai produzir cerveja em Pirenópolis”

  1. Gilmar de paula alves disse:

    bacana isso tudo
    uma empresario desse porte e sempre e muito bem vindo
    na região
    e não teria outro lugar mais apropriado que Pirenopolis
    pra essa fabrica que ja e um sucesso
    welcome
    e aqui tbem quero me candidatar e ser um foncionario
    dessa empresa aqui