A comunicação bem-feita é fundamental no mundo atual. Cada vez mais se tem essa percepção o indivíduo que já sentiu a necessidade de se comunicar e de se familiarizar às pressas com as novas e velozes ferramentas da informação. Contudo, dentro de uma empresa o cuidado deve ser redobrado, pois uma má comunicação, que abre brecha para entendimentos errados, refletindo em sérios problemas no ambiente de trabalho e até mesmo nos resultados.

Assim, é preciso se atentar na comunicação com os colaboradores e com o público externo para fortificar a imagem da empresa, além de manter a qualidade dos serviços/produtos. Para o especialista em comunicação Reinaldo Passadori, um dos segredos para evitar problemas relacionados ao tema é vencer tabus e entender que quanto melhor for a capacidade de se comunicar adequadamente, melhores serão os resultados para os negócios.

Lembrando que vivemos em uma sociedade formada por pessoas que possuem ideias e pensamentos diferentes, consequentemente opiniões e interpretações diversas diante dos mesmos acontecimentos. É fundamental tomar a frente do que se fala sobre sua empresa, evitando que conteúdos negativos proliferem interna e externamente.

Para Passadori, são dois os principais problemas enfrentados em relação ao tema. Um é a fofoca ou opiniões sobre algo que possa ter ocorrido, a decodificação de uma ocorrência qualquer ou maledicência mesmo. “Há pessoas que gostam de falar mal de outras ou inventar boatos para se divertir, sem medir as consequências do seu ato”, diz. Outra causa é a inércia da empresa em processos de comunicação. Ou seja: a empresa não se preocupa em se antecipar e fornecer informações aos seus colaboradores, gerando com isso uma omissão de dados ou de detalhes que seriam úteis se compartilhados do jeito e no momento certo.

Embora seja quase impossível eliminar esses problemas, eles podem ser atenuados com ações claras, transparentes, sem tentar ocultar informações do público. Além disso, é imprescindível para empresa criar bons porta-vozes, capazes de se posicionarem, dentro do limite do sigilo. Se a empresa souber se comunicar de maneira eficiente, ampliará as chances de impedir que informações equivocadas sejam disseminadas.

Também é necessário identificar os formadores de opinião internos e externos, isto é, as lideranças informais, pois eles que disseminam as informações e possuem credibilidade. Aproximando-os do setor de comunicação é possível trabalhar esse canal a favor da empresa.

Enfim, em um mercado no qual a exposição não pode mais ser evitada, o papel das lideranças de uma empresa é aperfeiçoar a comunicação, deixando de ter uma posição passiva, para uma mais agressiva, criando ferramentas de comunicação internas e externas e se capacitando para oferecer as melhores respostas, com credibilidade e rapidez.


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