A Franchising Fair Centro Oeste, realizada no último fim de semana no Passeio das Águas Shopping, atraiu grande público interessado por inovações no setor de franquias para abrir seu próprio negócio. Foram mais de 70 empresas com os mais variados produtos e serviços, metodologias de franchising, opções de investimento e modalidades de franqueamento, e muitas com novidades para o mercado goiano. O EMPREENDER EM GOIÁS selecionou as nove opções de marcas que mais se destacaram na feira perante o público e que podem interessar a você que pretende abrir seu próprio negócio em 2018.

Diego Castro apresenta oportunidades da sua franquia PremiaPão

PREMIAPÃO

Segmento: comunicação e propaganda
Investimento: a partir de R$ 6 mil
A PremiaPão nasceu em Recife (PE) já como marca franqueadora, devido a constatação do seu fundador, Diego Castro, de que o mercado de publicidade em saquinhos de pão estava mal explorado. Uniu o baixo investimento à ideia inovadora e ecologicamente correta para divulgar marcas e produtos de empresas situadas em uma determinada região da cidade vizinhas à panificadora que embala seus produtos nesses sacos. Castro diz que cada saco pode ter anúncios de múltiplas empresas ou trazer publicidade exclusiva de uma determinada marca. Segundo ele, para cada 30 mil saquinhos impressos que saem da padaria, até 120 mil pessoas são impactadas, com a vantagem de que essa modalidade de publicidade tem alto impacto e interação com o público, tem distribuição gratuita, alto tempo de exposição e é mais barata do que os panfletos. Hoje, a PremiaPão está presente nas 27 unidades da Federação, com 220 unidades. Em Goiás, há duas unidades em Goiânia e outas duas no interior, que atuam em oito cidades das Regiões Sul, Sudeste e Norte do Estado, além do Entorno do Distrito Federal.

IGUI PISCINAS

Segmento: Entretenimento e Lazer
Investimento: R$ 18 mil (iGUi Tratabem Home Office), R$ 30 mil (Lojas de produtos iGUi Tratabem) e R$ 150 mil (Lojas de piscinas iGUi).
A iGUi é uma empresa fabricante e comercializadora de piscinas presente em 40 países. Nasceu em Gravataí (RS) em 1995 e começou a franquear em 2008 e, de lá para cá, já conta com 350 unidades no Brasil, além de outras 800 unidades de franquia divididas entre lojas iGUi no Brasil, unidades do Tratabem – única franquia do Brasil especializada em serviços de tratamento, assistência técnica e manutenção de todos os tipos de piscinas – nos formatos Home Office e Loja – e unidades iGUi no exterior. A iGUi possui também mais de 40 fábricas no Brasil, Argentina, México, Portugal e Paraguai. Em Goiás, a rede conta com sete lojas em Anápolis, Goiânia, Itumbiara, Jataí, Caldas Novas, Catalão e Rio Verde. O faturamento médio mensal estimado é de R$ 5 mil na categoria Tratabem Home Office; R$ 15 mil na categoria Lojas de Produtos iGUi Tratabem e de R$ 100 mil na categoria Loja de Piscinas iGUi.

FRANGO NO POTE

Segmento: alimentação
Investimento: de R$ 30 mil a R$ 50 mil
A Frango no Pote é uma franquia que surgiu em 2012, no Distrito Federal, com apenas duas lojas delivery. Em 2014, tornou-se franqueadora, quando contava apenas seis lojas físicas. Hoje, são mais de 30 lojas no Distrito Federal, em Goiás, na Bahia e em São Paulo, mas há planos ambiciosos de que a marca se expanda para todo o Brasil em muito pouco tempo. Com potes e combos de frango frito em diversos tamanhos e com acompanhamentos, além de refeições, sanduíches e especiais da casa com opções como batata frita e cebola, a franquia adapta-se tanto para os modelos de rua como para shopping centers, além da modalidade express, com delivery e atendimento direto ao cliente no balcão. Nesta categoria, o franqueado não vende pratos executivos. Há, também, o modelo contêiner, um restaurante para até 24 pessoas que se adapta para locais de rua e onde são comercializados apenas os combos e potes e sanduíches.

EVOLUTE PROFISSIONALIZANTES E IDIOMAS

Segmento: serviços educacionais
Investimento: de R$ 35 mil a R$ 95,5 mil
A marca começou em 2008, em Taubaté (SP), e hoje tem mais de 90 unidades em 24 Estados e no Distrito Federal. O foco da franquia é oferecer ensino interativo para as classes C e D, com a vantagem de que é o franqueador quem capta os alunos e os leva ao franqueado. Disponibiliza mais de 70 cursos diferentes, além do ensino de inglês. Entre os cursos mais procurados estão o de informática para a terceira idade e o de atendente de farmácia, por meio de aulas por computador que contam com suporte técnico e possibilitam o início imediato do curso com horários flexíveis, sem a necessidade de esperar a formação de turmas e a possibilidade de o franqueado ter, na mesma sala de aula, vários alunos em diferentes cursos e estágios de aprendizado.

LIMPIDUS

Segmento: limpeza e conservação
Investimento: a partir de R$ 38 mil
A empresa de São Paulo se tornou uma franqueadora em 1990, sendo a maior rede de serviços de limpeza comercial do Brasil. A atuação da Limpidus é nacional e atende praticamente todas as necessidades de limpeza de uma empresa, de uma pequena sala comercial, condomínios comerciais e residenciais até grandes áreas industriais. Os serviços incluem desde a limpeza final de uma obra, limpeza de eventos, manutenção diária de instalações, limpeza de carpetes até limpeza de vidros externos e fachadas. A Limpidus tem escritórios regionais nas principais capitais e uma rede composta por mais de 120 franquias que atendem diariamente cerca de 3.500 clientes em todo o País. A franquia está iniciando suas atividades em Goiânia, onde já atua com um franqueado e está buscando expandir a rede para atender à demanda de novos clientes.

ECOVILLE BRASIL

Segmento: limpeza e conservação
Investimento: a partir de R$ 69 mil para microfranquias e R$ 170 mil na categoria loja
De Joinville (SC), a Ecoville Brasil foi criada em 2007 e é franqueadora desde junho de 2016 com 450 franquias, das quais 260 em operação. Em Goiás, são nove unidades em cinco cidades, mas há planos de expansão da marca em terras goianas. Hoje a Ecoville tem em seu portfólio mais de 250 produtos de limpeza de fabricação própria, tanto para a área residencial como para a comercial e a hospitalar. Sendo a primeira franquia de loja de produtos de limpeza do Brasil, tem como diferenciais o know-how operacional e de gestão das lojas, assessoria de marketing e instalação rápida do projeto além de permitir canais de negócios como venda no varejo, venda direta, venda institucional e venda por atacado. Também oportuniza venda do seu mix de produtos a preços diretos da fábrica e padronização na montagem, gestão do negócio e assessoria para comercialização dos produtos.

MAHOGANY

Segmento: beleza e bem estar
Investimento: a partir de R$ 77 mil
A paulista Mahogany está no mercado de cosméticos desde 1991 e se tornou franqueadora a partir de 2006. Tem mais de 200 produtos em linha, como perfumes masculino e feminino, de tratamento para os cabelos, cuidados corporais, maquiagem e uma linha “casa” composta por difusores de ambiente. Com mais de 200 lojas pelo Brasil nas versões “Loja Superlight”, mais compacta que demanda investimento inicial de R$ 77 mil, e “Loja Light”, um pouco mais ampla, que requer capital mínimo de R$ 119 mil. A Mahogany oferece ao franqueado apoio na seleção do ponto e no projeto arquitetônico, suporte na implantação da loja e treinamento da equipe, assessoria de marketing e manuais de operação e consultoria de campo e acompanhamento da gestão. A previsão de retorno do negócio é de até 36 meses e os royalties devidos são de 38% sobre a compra.

LOVE GIFTS

Segmento: opções de presentes e decoração
Investimento: de R$ 98,8 mil a R$ 125,5 mil
A loja de presentes e decoração criativa é de Campina Grande (PB) e atende a um público variado, pois dispõe de 2 mil itens para comercialização. Está presente em sete Estados e dez cidades de três regiões brasileiras, e agora procura entrar no mercado goiano. Com lojas de 30 metros quadrados e de 40 metros quadrados, prevê retorno financeiro em até 30 meses para a primeira e de até 34 meses para a segunda dimensão do ponto de venda. Segundo o diretor de Expansão Fábio Farias, a franqueadora oferece acompanhamento em todas as etapas do negócio, do planejamento à abertura da loja, suporte nas compras, exclusividade em alguns itens e criação de campanhas de marketing, em especial aquelas voltadas às redes sociais. Também disponibiliza treinamento, gestão de estoque e de mídias sociais, reuniões de acompanhamento e software homologado, que permite a gestão do negócio em tempo real.

BOB’S

Segmento: fast food
Investimento: de R$ 185 mil a R$ 1,4 milhão
A rede Bob’s é genuinamente brasileira e, com 65 anos de mercado, foi a primeira rede de fast food do Brasil. O norte-americano Robert Falkenburg trouxe dos Estados Unidos os conceitos inovadores do fast food, aos quais integrou o sabor do tempero brasileiro. A primeira loja foi inaugurada no burburinho de Copacabana, no Rio de Janeiro, em 1952 e rapidamente lançou moda, virando mania entre os cariocas. Em 1984, foi iniciado o sistema de franquia. As oportunidades de negócios vão de R$ 700 mil a R$ 1,5 milhão. Atualmente a rede Bob’s possui 41 unidades no estado de Goiás, sendo 19 na capital. A previsão é que ao longo de 12 meses sejam inauguradas, no mínimo, mais quatro lojas na região metropolitana de Goiânia. O foco de crescimento inclui tanto as capitais como cidades do interior, tendo como limite 100 mil habitantes. Atualmente a empresa possui mais de 1.100 pontos de vendas em todo o Brasil.


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