sexta-feira, 19 de abril de 2024
Pequenas comprovam a sua força

Pequenas comprovam a sua força

O Dia da Micro e Pequena Empresa (MPE) é comemorado em 5 de outubro. Para quem não sabe, esse dia foi escolhido por ser a data em que foi sancionado, em 1999, o Estatuto da Micro e da Empresa de Pequeno Porte (Lei 9.841/99). Apesar das dificuldades dos atuais tempos, temos que comemorar. Afinal, os […]

5 de outubro de 2017

O Dia da Micro e Pequena Empresa (MPE) é comemorado em 5 de outubro. Para quem não sabe, esse dia foi escolhido por ser a data em que foi sancionado, em 1999, o Estatuto da Micro e da Empresa de Pequeno Porte (Lei 9.841/99). Apesar das dificuldades dos atuais tempos, temos que comemorar. Afinal, os indicadores econômicos começam a melhorar aos poucos, e muito desse resultado tem influência das MPE, que são responsáveis por 27% do PIB nacional.

Enquanto muitas grandes e médias empresas somam apenas demissões em seus quadros, as MPE é que vêm, ao longo deste ano, contribuindo para que a geração de empregos seja positiva. Em termos nacionais, as mais de 13 milhões de MPE brasileiras geraram, de janeiro a agosto, 327 mil novos postos de trabalho, sendo 47,4 mil somente em agosto. Já as demais empresas tiveram um saldo negativo de 182,4 mil vagas nos primeiros oito meses do ano, com menos 12,5 mil vagas somente em agosto. Esses dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego).

Por conta desses números, as MPE (com uma pequena contribuição positiva de novos empregos no setor público) foram as grandes responsáveis pelo saldo positivo de mais de 163 mil novos postos de trabalho de janeiro a agosto.

Em Goiás não é diferente. Também de acordo com o Caged, as cerca de 400 mil MPE do Estado geraram 3.216 empregos nos primeiros oito meses de 2017, contra os saldos negativos das médias e grandes (- 1.371) e setor público (- 11). Assim, de janeiro a agosto, foram novamente as MPE que garantiram melhoria no quadro da crise, garantindo um saldo positivo de 1.834 vagas no mercado de trabalho goiano.

Esse aspecto da geração de empregos é apenas um dos que comprovam que investir nas MPE – e, consequentemente, nos micro e pequenos empresários e também nos potenciais empreendedores – é um ótimo negócio para toda a sociedade. Ser MPE significa correr atrás de um sonho, não importa quão pequeno o empreendedor comece. Significa trazer inovação, criar oportunidades, gerar renda e riqueza em ambientes tão diferentes como uma rua de um bairro distante ou um grande complexo comercial.

E é exatamente isso que nos orgulha no Sebrae Goiás, pois acreditamos, investimos e damos suporte para que cada vez mais esses sonhos se tornem realidade. Tanto é que em outubro comemoramos não só o Dia da MPE, mas todo um “Mês da MPE”, com centenas de atividades e ações em todo o Estado para auxiliar empresas e empresários.

Por isso, a todos os micro e pequenos empresários, seus familiares e funcionários, nós, do Sebrae Goiás, desejamos um ótimo Dia da MPE, um Mês da MPE pra lá de produtivo, e vamos juntos seguir em frente, crescendo cada vez mais.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.