quinta-feira, 18 de abril de 2024
4 conselhos para quem pretende investir em franquia

4 conselhos para quem pretende investir em franquia

Com crescimento acima da média nacional, o segmento de franquias está em alta como opção para quem quer empreender.  Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro trimestre de 2017 o setor teve faturamento de R$ 36 bilhões no País, aumento de 9,4% em relação ao mesmo período de 2016. Diretora regional da […]

Por
25 de julho de 2017

Cláudia Vobeto, da ABF: “É fundamental investir em algo que se gosta de fazer na vida.”

Com crescimento acima da média nacional, o segmento de franquias está em alta como opção para quem quer empreender.  Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro trimestre de 2017 o setor teve faturamento de R$ 36 bilhões no País, aumento de 9,4% em relação ao mesmo período de 2016. Diretora regional da ABF no Centro-Oeste, Cláudia Vobeto dá dicas para quem pensa em investir tempo e dinheiro em uma franquia.

A primeira não está entre as quatro dicas porque é básica para qualquer empreendedor: gerenciar qualquer negócio exige muito trabalho e dedicação para alcançar o sucesso. “Não dá para olhar para o franchising e achar que não há riscos ou problemas a serem resolvidos. Há maior qualificação do setor, que está mais maduro, e por isso tem crescido. Mas percebemos que se não houver alinhamento da expectativa do candidato com o que a franquia pode oferecer pode haver muita frustração”, afirma Vobeto ao EMPREENDER GOIÁS.

Confira as quatro dicas da ABF:

01) Identifique-se com o negócio

O ponto de partida é identificar uma franquia que tenha características que o empreendedor admire. Em caso de uma escolha errada, é grande a chance de frustração. “É fundamental procurar algo que você ache interessante, que seja realmente alinhado com o que gosta de fazer na vida. Não adianta busca algo que não gosta, pois é algo que você fará para o resto da vida”, diz Vobeto.

02) Pesquise o mercado

Escolher o segmento que vai atuar também não é tarefa fácil. Por isso, a dica é pesquisar o mercado e como ele reage às oscilações da economia brasileira. Atualmente, franquias de serviço automotivo ganharam mais espaço por causa da crise, que fez o brasileiro investir mais na manutenção do carro usado do que trocá-lo por um novo. “As franquias de serviços automotivos têm crescido acima da média nacional, assim como as de beleza, bem estar e saúde. Mas isto não significa que outros segmentos não sejam boas oportunidades, apenas que esses estão em alta no atual momento do País”, explica Vobeto.

03) Selecione a franquia

Outro conselho da ABF é procurar empresas franqueadoras que deem suporte, treinamento e tirem todas as dúvidas do franqueado, que não tem experiência. “O know how da franqueadora já está incluído no serviço e tem de dar condições para que o investidor tenha tranquilidade para gerir o negócio”, alerta Vobeto.

04) Confie no franqueador

A quarta dica é sempre confiar na marca na qual vai investir. O sucesso é uma combinação da experiência prévia do franqueador na área de atuação e a gestão de quem vai gerir a franquia. “Tem que confiar no franqueador, que tem a experiência do negócio e do ramo. O franqueado tem de estar disposto a trilhar este caminho”, argumenta a diretora regional da ABF.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.